Boa madrugada - Itabira, tera, 22 de junho de 2021


Prefeitura de Itabira
Telas RS

Dia 24: Itabira volta a onda amarela do programa Minas Consciente

Duas semanas depois de integrar a faixa verde - Publicado: 23/10/2020 às 15:48:45

Duas semanas depois de integrar a onda verde de transmissão do coronavírus, a cidade volta a faixa amarela, a partir de 24 de outubro. "Nada muda!" disse Rosana Linhares, titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao comentar a situação. Ou seja, continua sem cinema e teatro, por exemplo, que reúnem contingente maior de pessoas e possibilidade de proliferação do vírus. "Quanto mais permanecer da faixa verde, mas cuidados devemos ter. Na onda vermelha tudo será mais restrito", disse a secretária.

Casas de shows, feiras e espetáculos estão suspensos, impactando a economia.  Até julho de 2021 a imunização em massa não deve ocorrer, e praticamente todas as famílias têm portadores de comorbidades. "Precisamos cuidar de nossos idosos, e nossa cidade, devolvendo a todos o direito de frequentar eventos públicos. Duas semanas não é período suficiente para garantir a volta. Até o ano que vem, depois de passar por todo o verão, devemos evitar festas e eventos esportivos, que causem aglomerações," ponderou.

Para devolver a cidade a condição de vida social, é necessário proteger o cidadão. "Precisamos evitar o mau maior, que é o risco a vida. Optamos pelo Minas Consciente pela transparência na entrega dos dados. São vários indicadores que fazem a pontuação. A cor da onda não é afetada por questões políticas. O quem vem sendo comentado nas redes sociais, não nos interessamos em deixar de divulgar nada," ressaltou Rosana.

Segunda ela, foi lançado um novo painel convid-19 no site da Prefeitura de Itabira, o que ocorre em poucas cidades. Informações como a média móvel e curva de projeção, até mesmo por bairros, como quantitativo de monitorados, curados e positivos em tempo real. Todos os dias, às 9h e 17h ocorrem atualizações, até mesmo da cor da onda, isolamento social, casos na cidade e região, sem interferência política, apenas baseados em detalhes técnicos embasados pelo Estado.

As cores indicam: vermelha – 1ª fase (apenas serviços essenciais); amarela – 2ª fase (serviços não-essenciais); e verde – 3ª fase (serviços não essenciais com alto risco de contágio). A análise para avanço é feita a cada 28 dias, observando critérios como a capacidade assistencial e de propagação da doença, cenário de cada região e taxa de evolução da covid-19.

Os indicadores são a taxa de incidência da covid-19, ocupação de leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto, ocupação de enfermaria, leitos por 100 mil habitantes, positividade atual RT (taxa de retransmissão), aumento da incidência, e positividade em exames moleculares. Foram aplicados 70 mil testes, 95% com resultado negativo. A taxa de testagem é de 350 análises, para cada 100 mil habitantes.

Contato

Para informaes, dvidas e outros


Notice: Undefined variable: envio in /home/u497267589/domains/euclideseder.com/public_html/rodape.php on line 47