Boa madrugada - Itabira, tera, 22 de junho de 2021


Prefeitura de Itabira
Telas RS

Outubro registra o maior índice de confiança do consumidor brasileiro

Verificação desde o início da pandemia - Publicado: 27/10/2020 às 10:54:17

O Índice Nacional de Confiança (INC), pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) junto a startup de tecnologia Behup, aponta que este é o momento em que o consumidor se mostra mais confiante em relação à sua situação financeira, desde o início da pandemia. Os números de outubro alcançaram 87 pontos, comparados aos 83, registrados nos dois meses anteriores.

Houve aumento da confiança do consumidor em todas as regiões do País, com o maior nível do índice para a região Sudeste, que chegou a 94 pontos. Em seguida, com 90, vêm as famílias do Centro-Oeste; Norte e Nordeste, ficaram empatados com 81. Os entrevistados do Sul do País também anotaram aumento na confiança, com 79, número menor do que as outras regiões, mas com crescimento mais acentuado. A pesquisa INC tem índice que varia de 0 a 200 pontos. Ou seja, apesar da melhora da percepção do futuro, o Brasil ainda não está no campo otimista.

“O consumidor está recuperando sua confiança em função do auxílio emergencial e da perspectiva de continuidade da flexibilização das medidas do isolamento social”, analisou Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.

Os brasileiros integrantes da Classe “C” são os que estão vendo a economia de maneira melhor em outubro (97), muito próximo do índice de janeiro (100), época anterior à pandemia. Os da “AB” registraram 78, enquanto os da “DE” ficaram com 72. Pode-se dizer, no entanto, que houve aumento de confiança generalizado em todas as classes socioeconômicas. “O auxílio emergencial, do Governo Federal, beneficia relativamente mais a Classe C do que as outras”, avaliou Ruiz de Gamboa (foto).

Contato

Para informaes, dvidas e outros


Notice: Undefined variable: envio in /home/u497267589/domains/euclideseder.com/public_html/rodape.php on line 47