Boa madrugada - Itabira, tera, 22 de junho de 2021


Prefeitura de Itabira
Telas RS

Semana Drummondiana será em formato remoto

Entre 28 a 31 de outubro - Publicado: 27/10/2020 às 10:58:02

Em 2020, Minas Gerais completa 300 anos de emancipação política e de uma história profundamente ligada à cultura e as artes. Para celebrar a data, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) definiu “A Palavra Minas” como tema da 19ª Semana Drummondiana — a ser realizada entre os dias 18 e 31 de outubro em formato on-line por meio do YouTube. Publicado originalmente no livro “As Impurezas do Branco”, o poema “A Palavra Minas” traz o olhar de Drummond sobre o nosso estado. Dessa forma, a programação da 19ª Semana Drummondiana promove um passeio por uma Minas Gerais artística por meio da obra do escritor itabirano. Para participar do festi

Na quinta-feira (28) 17h, acontece a abertura oficial com os integrantes do Programa Drummonzinhos declamando “A Palavra Minas”. Mais tarde, às 18h, será exibido o vídeo “Drummond e o Amor”, no qual a professora e filósofa Lúcia Helena Galvão comenta o poema drummondiano “As Sem-Razões do Amor”. Às 19h, o chef da gastronomia social do Instituto ITI (Igualdade, Transformação e Inovação Social), Rodrigo Bernardi, comanda a live “Gastronomia Literária”, que presta uma homenagem ao Sítio do Pica Pau Amarelo, série de livros criado por Monteiro Lobato, ao ensinar as receitas de bolinho de chuva e cocada assada. Já às 20h, a professora e pesquisadora Delci Cristina ministra a palestra “Itabira nos Versos de Drummond: Poesia, Memória e História”.

Na quinta-feira (29) 19h, será inaugurada a exposição on-line “A Mesa”, com quadros da artística plástica Iara Tupinambá e que pertencem ao acervo da FCCDA. A mostra pode ser conferida no Flickr. Às 19h30, a gestora do Memorial Carlos Drummond de Andrade, Solange Alvarenga, promove a palestra “Memória e Poesia no Mato Dentro”. Em seguida, às 20h30, o músico e professor José Moura protagoniza o concerto para piano e orquestra de Mozart KV 415 Nº13.

Sexta-feira (30) 16h, Rodrigo Bernardi ministra a oficina “Biscoito Açucarado Craquelado”. A receita é inspirada no poema “País do Açúcar”, de Drummond. Já às 18h30, o professor Carlos de Cássia Silva realiza a palestra “80 Anos do Livro ‘Sentimento do Mundo’ de Carlos Drummond de Andrade”. Às 19h30, o escritor e presidente da Academia Mineira de Letras (AML), Rogério Faria, ministra a palestra “A Coleção Drummondiana da Academia Mineira de Letras”, na qual falará sobre o acervo de 400 crônicas datilografadas e anotadas pelo poeta itabirano que pertence à instituição mineira. Completando o evento, às 20h30, o sociólogo e ator José Nildo Monteiro protagoniza o monólogo “As (in)Purezas de Carlos”. O texto promove um trabalho cênico de humor que aborda os tipos de afetos agentes nas ações e comportamentos dos cidadãos itabiranos.

Contato

Para informaes, dvidas e outros


Notice: Undefined variable: envio in /home/u497267589/domains/euclideseder.com/public_html/rodape.php on line 47